8 Pilares fundamentais de um programa completo de cuidado da saúde

No contexto da prática médica, a mera prescrição de medicamentos ainda é, infelizmente, uma realidade dentro dos consultórios e clínicas. No entanto, com o avanço do conhecimento sobre saúde somado à realidade preocupante de crescimento da incidência de condições e doenças, já se sabe que para a maior parte dos casos, essa maneira de tratar é insuficiente. Antes de recorrer a essa medida, é imperativo compreender e explorar a fundo o vasto dos 8 pilares fundamentais que moldam a saúde de um indivíduo e que devem ser considerados em todo e qualquer programa de cuidado que vise a verdadeira recuperação e manutenção da saúde, além da melhora real da qualidade de vida:

1. Rotina do Sono - O sono é um dos pilares mais negligenciados e, paradoxalmente, um dos mais impactantes na saúde. A qualidade e a duração do sono desempenham um papel crucial na imunidade, na regulação hormonal e do metabolismo, na saúde mental, na recuperação física e na depuração e eliminação de resíduos;

2. Alimentação e Comportamento Alimentar - A dieta inadequada, deficiente de nutrientes, é um potente desencadeador da inflamação crônica que, por sua vez, tem um impacto negativo em todas as funções fisiológicas, causando uma série de condições degenerativas, incluindo diabetes; câncer; doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, autoimunes e envelhecimento;

3. Rotina de Exercícios Físicos - O exercício não é apenas benéfico para a saúde física, mas também desempenha um papel crucial na saúde mental. Avaliar o nível e a regularidade da atividade física, bem como o tipo de exercício realizado, é fundamental para compreender o estado geral de saúde e identificar áreas de melhoria;

4. Rotina de Hidratação - A hidratação adequada é muitas vezes subestimada. No entanto, a água desempenha funções vitais em todos os processos fisiológicos. Avaliar os hábitos de ingestão de líquidos é essencial para manter a saúde celular e sistêmica;

5. Exposição ao Estresse - O estresse crônico pode ser prejudicial à saúde, afetando negativamente o sistema imunológico, hormonal e mental. Avaliar e compreender os níveis de estresse de um paciente é crucial para um tratamento holístico;

6. Níveis Hormonais - Os hormônios desempenham um papel fundamental na regulação de inúmeras funções corporais. Avaliar e equilibrar os níveis hormonais pode ser crucial para o bem-estar geral e a prevenção de condições médicas;

7. Compreensão dos Impactos do Estilo de Vida na Saúde - Hábitos insalubres estão associados à aceleração da redução dos telômeros, contribuindo para o desenvolvimentos das mais diversas doenças associadas à idade, ao envelhecimento e até mesmo ao câncer; 8. Importância da Espiritualidade - A espiritualidade, seja religiosa ou não, pode ser um componente vital para a saúde mental e emocional. Antes da prescrição, o ajuste do estilo de vida. A prática médica integrativa e preventiva exige uma avaliação holística e individualizada de cada paciente.