top of page

Ambientes obesogênicos pode levar ao aumento do IMC e de quadros de sobrepeso e obesidade em adolescentes.

Um estudo publicado no JAMA, observou que a exposição de adolescentes a ambientes mais obesogênicos - com hábitos e alimentos que favorecem a obesidade - ao longo do tempo foi associada ao aumento do IMC desses adolescentes, resultando em uma maior probabilidade de sobrepeso e obesidade ao longo dos anos.

O estudo de coorte foi realizado com famílias de militares americanos, os dados foram coletados por cinco anos, com um N de 970 adolescentes. Como resultado, a publicação mostra que o contato com ambientes cada vez mais obesogênicos pode sim ter forte impacto no aumento de IMC desses jovens, resultando em pessoas com mais sobrepeso e obesidade, quando comparado com os adolescentes que estavam em ambientes com hábitos de vida mais saudáveis.

Apesar de, para muitos, parecer de certa forma uma informação óbvia, ter esses dados publicados em estudos com boa metodologia, dá aos médicos material científico e direcionamento para a abordagem não só dos pacientes que chegam ao consultório buscando emagrecimento, mas substrato para impactarmos cada vez mais toda a família, mobilizando para um processo de melhora na qualidade de vida de todos os envolvidos na rotina do paciente. Essa mobilização é capaz de ajudar no processo de manutenção do peso perdido e garantir maiores sucessos nos tratamentos empregados.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page